quinta-feira, 25 de março de 2010

Saiba mais sobre Leite: Saiba Quais Seus BenefíciosSaiba mais sobre Leite: Saiba Quais Seus Benefícios

leite Leite: Saiba Quais Seus Benefícios

O leite é considerado benéfico à saúde. primordial durante a infância, o leite não perde importância na fase adulta, principalmente para prevenção de doenças como a osteoporose.

Consumi-lo diariamente é sempre bom, mas, alguns têm dúvidas quanto a qual escolher. A maioria das pessoas, até por não conhecer bem os outros tipos, opta por levar para a casa o leite de vaca, o mais popular, afirma os nutricionistas.

Então, qual é o tipo de leite que é nutricionalmente melhor para o organismo de um adulto?

Nutricionalmente, para o adulto, a ingestão do leite de vaca e seus derivados é a recomendada, pois a possibilidade de atingir as recomendações de cálcio é muito maior. Para manter ossos saudáveis, é necessário ingerir entre 1000 a 1500mg de cálcio por dia. Esta meta torna-se muito difícil de ser alcançada se houver a impossibilidade do consumo do leite de vaca. Para atingir o índice, deve-se beber de quatro a cinco copos (200ml).

Mulheres grávidas, mulheres na menopausa e idosos, podem optar por leite de cabra que contém uma quantidade de cálcio superior ao de vaca. Mas tome cuidado em sua composição há o dobro de gordura.

E para a criança? O leite materno é a melhor opção para alimentação dos lactentes até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida, não sendo necessário suplementar com outro alimento ou água. Após esta idade, pode-se iniciar a introdução novas formas de alimentação, em conjunto com o aleitamento materno.

Entre os os leites, o de maior teor de gordura é o de cabra. Em 100ml possui 6,2g de lipídeos, enquanto que o leite de vaca integral possui 3,5g de lipídeos em 100ml. Também é o mais calórico: 92 Kcal em 100 ml.

Qual bebida tem maior incidência de alergia? A alergia ao leite de vaca é muito comum em crianças, porque normalmente é este tipo de bebida que tem o primeiro contato com o organismo da criança, tornando-se uma proteína estranha. Estima-se que cerca de 7,5% dos pequenos apresentem alergia à proteína do leite de vaca. Nos adultos, a alergia é considerada rara.

O leite de cabra é hipoalergênico e difere do leite de vaca por sua digestibilidade maior. A composição protéica do leite de cabra é semelhante ao de vaca, mas o teor reduzido da proteína A-A-1-caseína favorece a formação de coágulos menores, o que facilita o processo digestivo.

Qual a composição nutricional do leite de soja, vaca e cabra?

Esses leites possuem: de soja-100ml-Kcal: 38 Proteínas: 3,0 g Lipídeos: 1,4 g Carboidratos: 3,8 g Cálcio: 36 mg.

Leite de vaca – 100ml Kcal: 63 calorias Proteínas: 3,2 g Carboidratos: 4,8 g Cálcio: 119 mg.

Leite de cabra – 100ml- Kcal: 65 calorias Proteínas: 3,4 g Carboidratos: 4,4 g Cálcio: 134 mg.

Durante uma dieta o melhor é consumir o leite de vaca desnatado que é tão rico em cálcio e proteínas quanto o tipo integral. Sua baixa quantidade de gordura lhe permite ser pouco calórico, mas com o mesmo valor nutricional.

Aproveite essas dicas!


Curiosidade:

O leite pode ajudar a perda de peso?

Os estudos sugerem que a inclusão de 72 ml de leite desnatado ou semi a cada 24 horas, como parte de dieta com calorias reduzidas, pode ajudar as pessoas a perderem mais peso e queimarem mais gordura que o corte das calorias somente.


Fonte de Cálcio:
O leite é o alimento natural com a maior concentração de Cálcio - mineral essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos, o que acontece da gestação até cerca dos 25 anos. Depois disso, o Cálcio é necessário para manter a integridade dos ossos.O Cálcio do leite, em função de sua forma química e da presença da lactose, é mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos. Por isso, leite na mesa no dia-a-dia é simplesmente indispensável.

Fonte de energia:
O leite integral é um bom fornecedor de energia para as atividades do dia-a-dia. Por isso, é ideal para as crianças. Servir 3 copos diários de leite já atende 25% das suas necessidades diárias de calorias.

Fonte de Vitaminas:
O leite integral tem boa quantidade de vitamina A, que ajuda no crescimento das crianças e melhora as suas defesas contra as doenças infecciosas.Além da vitamina A, o leite também tem significativa quantidade de vitamina B1, importante na produção da energia de que o corpo precisa, e de vitamina B2, reguladora da utilização de proteínas, gorduras e açúcares.

Fonte de proteínas:
As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e a manutenção dos tecidos do organismo.
Essa é a razão pela qual as mães, intuitivamente, não deixam faltar leite na alimentação de crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Fonte de minerais:
Mais do que o Cálcio, o leite contém boa quantidade de Fósforo, que também ajuda na formação dos ossos. Além disso, 2 copos diários de leite já atendem a quase toda a recomendação, por exemplo, de Manganês, nutriente importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro.
Niacina: mantém o funcionamento normal das enzimas e ajuda o organismo a processar açúcares e ácidos graxos. É importante também para o desenvolvimento do sistema nervoso;
Riboflavina: ajuda a produzir energia nas células do organismo e exerce papel vital no desenvolvimento do sistema nervoso.


É recomendável tomar todos os dias:
Até os 10 anos, 3 copos de leite;
Até os 25 anos, 5 copos de leite;
Até os 50 anos, 3 copos de leite e Depois dos 50 anos, de 5 a 6 copos de leite.

Todos sabem que leite é fonte rica em cálcio e que o cálcio do leite ajuda a construir ossos fortes. Mas, poucos sabem que, além disso, o leite contém 8 vitaminas e minerais essenciais.


6 comentários:

Aline Sideris disse...

Ainda bem que de quebra leite é tão bom!!! haha

JÚÚÚ, AMEI OS SELINHOS!!

estou guardando pra colocá-los lá no blog! MUITO OBRIGADA,estou muito feliz!

Hj tb postei uma coisa importante, não deixa de ler...estou sofrendo rs..

Beijinhosss

Miike disse...

Oláá Ju!
Nóssa adirei esse post tbm! huaua eu amooooooo leite, e nesse momento e eu estou bebendo! =D huahua

Adorei o blog! Obrigada por me seguir e pelo seu comentário!

Beijosss!
Miike

Aline Sideris disse...

A coleção tá linda né???? Sou enlouquecidamente apaixonada!

renata_borowski disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Luna disse...

oiii,vi seu blog no clube da maquiagem e amei!!! já virei seguidora, meu blog está no comecinho e se vc puder passar pra me visitar e me seguir também eu agradeço muiiitooo!!
beijocas

sermulhereomaximo.blogspot.com

Ana disse...

Oiii...
Vim aqui t chamar pra dar uma passadinha no meu blog!
Táh cheio d coisa bonita!
Dá uma olhada...
http://rinnovarebrecho.blogspot.com/
Bjooo